Registre-se e crie um Perfil com as coisas que gosta. Também pode adicionar coisas novas, escrever e ler opiniões.

Quero me registrar!

Estádio da Luz

56
 

Utilizador

Eu Gosto!

Descrição:

  • ENTIDADE: Sport Lisboa e Benfica
  • LOTAÇÃO: 65.000 lugares sentados
  • ARQUITECTO: Damon Lavelle


  • Qualificação:
    Avalie:
    Estádio da Luz

    5 Opiniões

    Ordenar por:
    vfigueiredo
    vfigueiredo disse em 1 Jun, 2005
    0

    O antigo estádio

    O antigo estádio da Luz pertence já ao imaginário do clube, restando apenas a recordação da imponente obra e das fases por que passou, que acompanharam o crescimento desportivo e associativo do Benfica. Do segundo anel passou rapidamente ao terceiro aumentando a lotação de 70.000 para 120.000 pessoas, atingindo a 4 de Janeiro de 1987 a notável assistência de 135.000 espectadores num jogo contra o F.C. Porto. No estádio das memórias passearam a sua classe nomes lendários como Coluna, José Águas, Rui Costa, Eusébio o mítico Pantera Negra e tantos outros.

    O velho estádio oval era desprovido de lugares cobertos tal como era o cariz simples e popular do clube. Mas quando pensamos naquele relvado a nostalgia invade-nos ao percorremos os 24 títulos de Campeão Nacional, o apuramento para 17 Taças de Portugal, 7 finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus e uma final da Taça UEFA. Era um estádio simples na concepção mas glorioso nas fileiras do futebol mundial.

    No entanto, não tardava a chegar o dia 22 de Março de 2002 para nele se realizar o último desafio contra o Santa Clara, que iria ditar o fim de uma época. No mês seguinte por decisão da Assembleia Geral, começava a ser demolido o grande estádio. O peso e glória do antigo recinto não foram suficientes para o manter de pé. A manutenção deste gigante de betão obsoleto estimava-se bastante onerosa para o clube, e o centenário e o Europeu aproximavam-se rapidamente. Colocavam-se três hipóteses para o futuro daquela que foi a maior infra-estrutura do desporto-rei em Portugal. Reabilitar um estádio completamente desactualizado, unificar em proposta municipal um campo que serviria os dois grandes emblemas da capital ou construir uma nova estrutura individual em conformidade com as normas da UEFA.

    A resolução não poderia ter sido mais sensata. Para além das questões da identidade clubística e dos exemplos que se viam pela Europa fora, optou-se pela última das hipóteses, porque melhor que reabilitar é construir de novo uma casa para uma família em constante mutação e em desenvolvimento cultural, desportivo e tecnológico. As novas gerações benfiquistas são outras, os que mais povoam o estádio são os jovens, filhos benfiquistas. Os veteranos procuram conforto na mesma medida que os mais novos anseiam modernidade. É altura de mudar. Cem anos tinham passado.

    Deitou-se mãos à obra. Esventrado de uma das suas alas o colosso estava irreconhecível e só quando a nova estrutura começou a esboçar o seu formato final é que se começou a perceber a verdadeira grandeza da “Nova Catedral”.

    E não poderiam os Benfiquistas receber melhor prenda no dia 25 de Outubro de 2003 para o arranque das comemorações do centenário do clube. A Nova Luz como popularmente é designada, era nessa noite o palco do primeiro jogo da “nova era” que o Benfica trilhava com o pé direito ao vencer por 2-1 o Nacional de Montevideu. Nuno Gomes bisou e tornou-se no primeiro futebolista encarnado a facturar na nova casa.

    Foi assim que a Nova Luz se acendeu na alma do Benfica e que permanece emblemática junto da desaparecida Estrada da Luz.

    O novo estádio

    A concepção da nova casa das “águias” tinha que assentar em critérios que a colocassem à altura de uma obra emblemática e simbólica. O estádio que outrora fora executado por fases que se estenderam por décadas, desde Dezembro de 1954 com 40.000 lugares até 1985 com 120.000, seria agora erguido como uma nova Luz em cerca de 18 meses.

    Durante este prazo a arquitectura e a engenharia deram as mãos à empreitada de uma das mais prodigiosas estruturas realizadas no nosso país. O projecto foi abraçado por uma equipa multidisciplinar de cerca de 80 técnicos que divididos por vários sectores asseguraram o desenvolvimento de soluções construtivas inovadoras face às inicialmente preconizadas. Destas soluções destaco a construção da cave 3 e a reciclagem dos materiais provenientes da demolição do antigo estádio.

    Como se verifica, às vezes o que previamente se encontra consignado em plano de trabalhos pode ser alterado no decorrer da obra, sempre com o aval da UEFA, para benefício das questões ambientais e económicas.

    Inovação

    Cinco estrelas foi a classificação atribuída ao novo estádio, pela UEFA.

    Muito para além do que é exigível pela UEFA e pela FIFA, o novo estádio foi mais longe e ergue-se do solo de acordo com os princípios e as técnicas mais inovadoras da vanguarda da construção.

    Segurança e conforto são atributos que inspiram qualquer amante do futebol e que tornam os quarenta e cinco minutos em pura magia (Claro que o sentimento sai reforçado se houver uma vitória!).

    A emoção fica ao rubro pela sensação da proximidade do palco. As condições acústicas devido ao tratamento da reverberação em pleno jogo bem como a fidelidade do som, recebem bem os visitantes e estimulam as sensações.

    Todos os lugares são cobertos exceptuando-se o relvado.

    A evacuação do estádio em caso de emergência, poderá ser feita entre 4 a 6 minutos, o que é notável.

    Não me vou referir às restantes áreas de lazer interiores e envolventes, espaços comerciais e culturais e infra-estruturas desportivas, no entanto decerto que fica muito mais por dizer nestas vertentes.

    Com este conceito privilegia-se agora o futebol espectáculo como se de um show de sala se tratasse, onde os espectadores envolvidos pela acústica, pelos écrans e pelo cromatismo, saboreiam uma sensação de recompensa no final de cada desafio.

    A cobertura

    Para mim o elemento estrutural mais marcante em qualquer perfil, perspectiva, imagem, ou caricatura serão sempre os 4 arcos vermelhos que se tornaram inequivocamente na iconografia do novo gigante, reconhecidos sem hesitação por um petiz de 4 anos.

    É nestes arcos apoiados em 4 enormes colunas que a cobertura se encontra suspensa.

    Esta representa um olho que se ergue sobre o fundo rectangular verde, tal é o convite às divindades que assistem às doçuras dos senhores do relvado e zelam pelo trilho das glórias.

    Longa vida à Nova Luz!

    .

    Dados técnicos relevantes:

    Escavação 540 210 m3

    Aço 16 588 000 Kg

    Betão 163 400 m3

    Lajes 109 660 m2

    Aço da cobertura 5 019 300 Kg

    Potência Eléctrica instalada 9 MVA

    Cadeiras 65 200 un

    Estacionamento interior 1410 un

    Écrans 8x6 m x 2 un

    Som 120 colunas

    .

    Bibliografia consultada:

    Engenharia e Vida

    A presença da Martifer no euro 2004

    Sport Lisboa e Benfica – 100 gloriosos anos – Publicação de “A Bola”

    .

    25 Opiniões

    Cazento disse em 1 Jun, 2005
    0

    Viva, Víctor!

    Adorei ler. Está completíssima e extremamente interessante. Esta é daquelas que será obrigatoriamente referenciada sempre que se falar em estádios. Ninguém fará melhor em opiniões sobres estádios, disso tenho a certeza.

    De todos os dados referidos na opinião, transparece perfeitamente que se trata de uma grande realização de engenharia, mas por outro lado espanta-me como o velho estádio da Luz chegou a comportar 120000 cabeças! Isso não era a lotação do célebre Maracanã brasileiro?

    Mas então...mesmo assim, como é que ainda arranjaram mais 15000 lugares para ver o jogo contra o FCP?

    E não deixa de ser de assinalar como fazem um novo estádio com a premissa de que deverá ter menos lotação.

    Como as coisas mudam. Também os cinemas se tornaram mais pequenos. É a mudança dos tempos.

    Um estádio maior obriga de facto a maior despesa e isso será sem dúvida uma razão incontornável.

    Parabéns, foi de facto uma opinião de um autêntico expert on the matter.

    Um abraço,

    João

    inca401 disse em 1 Jun, 2005
    0

    Simplesmente brilhante :) adorei

    bjs para vcs fuiiiii

    Iceman disse em 1 Jun, 2005
    0

    Sobre o velhinho Estádio da Luz, tenho boas e gratas recordações. Recordo-me, muito pequeno, ir de borla com o meu pai, assistir aos jogos do Benfica. Anos 80 e por lá saltitavam jogadores como Chalana, João Alves, Filipovic, Stromberg, Humberto Coelho, Álvaro, Bastos Lopes, Padinha, Néné, Maniche, Shéu, Wando, Carlos Manuel e tantos outros. Lembro-me de ver jogos com o Ac. Viseu, Académica, Marítimo, Guimarães e outros, e raramente o Benfica não goleava.

    Depois, já adolescente, ia com os amigos ver os grandes jogos. Sporting, FC Porto, Barcelona, Anderlecht, Juventus, Parma, B. Leverkusen, Arsenal. Anos 90 e o Benfica ainda dáva cartas na Europa. Equipas que tinham o Rui Costa, Valdo, Ricardo, Mozer, Yuran, kulkov e Thern (adorava estes jogadores), Magnusson, Rui Águas, Silvino, Neno, Veloso, Vitor Paneira, e tantos outros.

    Depois destruiram tudo e, aos poucos, comecei a deixar de ir ver os jogos e de ligar ao que se passava. Comecei a ganhar consciência da enorme máfia que se havia instalado no futebol. Passou a ser uma actividade onde valia tudo e onde deixou de haver valores para haver apenas ódio. Aqueles que agora afirmam o Benfica ser levado ao colo, esquecem-se dos livres à Branco, Celso e à Geraldão (lembras-te?), ou dos fora-de-jogo á Kostadinov e Domingos praí com uns 50 metros, ou ainda na caça ao árbitro ou os cheiros esquesitos nos balneários (e isso era o que se via na altura, os rebuçadinhos ainda não eram conhecidos, embora já se falasse). É tão bom ter memória...!

    Mas do velhinho estádio da Luz guardo as recordações acima referidas.

    Este novo estádio não conheço!

    Sinceramente o futebol deixou de me interessar por aí além. Acompanho mas sem grande paixão. Ainda agora na final da taça, nem me incomodei nem um bocadinho de a terem perdido. Penso que o futebol é demasiado caro para o espéctaculo que é oferecido e, principalmente, porque não acredito na honestidade das pessoas envolvidas e não estou a falr dos jogadores.

    Como aqui referia há uns dias atrás, leio comentários de pessoas que se mostram irracionais face ao que estão a analisar. É talvez a única actividade que consegue, com um mesmo caso, ter diversas opiniões e onde existem sempre alguém capaz de matar apenas porque o outro apenas gosta de outro clube.

    No entanto, que fazer? Nasci benfiquista e adoro realmente aquele clube.

    Um abraço e desculpa este, quase, ensaio.

    Nuno

    FccNunes
    FccNunes disse em 1 Jun, 2005
    0

    ...lá tenho eu da dar a mão, o braço, e uma perna à palmatória! Esta sua opinião sobre algo que eu, de facto não gosto, está notável. Considero o "meu" estádio" bem melhor mas, perante uma opinião destas, fiquei a pensar..será que este é mesmo melhor que o "meu"?será que é o melhor de todos? As estas perguntas, cheguei a uma resposta única....NAHHHHH!! :P

    O que não inviabilza, nem um pouco, a grandeza da sua opinião, amigo Victor. Está, de facto, impecável.

    Agora, só peço, faça o mesmo para com o de Alvalade! Para ficar com este nível, só escrita por si!

    Um abraço

    Filipe

    vfigueiredo
    vfigueiredo disse em 1 Jun, 2005
    0

    Olá João!

    Obrigado pelo simpático comentário!

    Acho que a opinião morna. Penso que poderia estar um pouco mais completa. Mas o tempo não permite.

    É uma grande obra de engenharia e arquitectura pois não foi à toa que contrataram um gabinete Holandês experiente em equipametos desportivos. Contudo, esse aspecto é discutível visto haver belíssimos projectistas no nosso país, e como exemplo disso estão à vista o estádio do Dragão e o de Braga. O estádio do Braga, para mim, na solução estrutural da cobertura suplanta o engenho aplicado na Luz. E os técnicos são Portugueses. Aquela pala em Braga é uma maravilha da engenharia Portuguesa!

    Sim o antigo estádio da luz chegou a comportar 120000, só que em determinada altura para construirem a vedação nas bancadas para impedir o acesso ao relvado anularam cerca de 40000 lugares (penso que é um n.º que não foge muito à realidade).

    Nesse jogo contra o Porto todos os sistemas de segurança foram negligenciados (vinha num dos livros que consultei), deve-se ter aplicado a velha máxima Portuguesa do cabe sempre mais um...

    O Maracanã leva 200 000 e é o maior do mundo!

    A lotação menor do novo estádio está relacionada com a segurança e as normas da UEFA e FIFA.

    Quanto ao resto, como uma vez disse à Lisa temos que de vez em quando defender a nossa dama, apesar de se tornar um pouco pesado colocar aqueles aspectos mais técnicos.

    Expert!!! Olari lolela.. eheh ;)

    Um abraço também,

    Victor

    vfigueiredo
    vfigueiredo disse em 1 Jun, 2005
    0

    Obrigado Inca. Eu adoro o Benfica, embora o cepticismo em relação a estas coisas do futebol aumente de ano para ano!

    Beijinhos também.

    Victor.

    XediCanha
    XediCanha disse em 1 Jun, 2005
    0

    Exelente a opinar!

    Abraços

    Xedicanha

    vfigueiredo
    vfigueiredo disse em 1 Jun, 2005
    0

    Eh pá! Esses nomes todos! Como é que me fui esquecer do Chalana e do luvas pretas! Ainda acrescentava outros: o Pietra, Bento e o Holandês - Van Hoidonk que mandaram embora!?!

    Pois é. O Benfica passou por várias fases tanto a equipa como o estádio. E ainda nós não passámos pelos gloriosos anos do final da década de 60!

    De facto o futebol já não é o mesmo, e claro muito por culpa dos dirigentes e das tiragens diárias dos jornais! E depois atrás de algumas declarações e atitudes mais provocadoras surgem as massas de adeptos ou "pseudo" adeptos que se acobardam ao diluir-se nos demais, e há outros como referes completamente irracionais.

    É, os preços andam altos. Mas eu penso que há "pacotes" que aligeiram mais o preço dos bilhetes. E eu que estou cá para cima e vou à luz 1 ou 2 vezes por ano, já viste a despesa?

    Eu também nasci benfiquista e sinto-me muito contente.

    Um abraço benfiquista.

    Victor.

    PS-sabes que andei aí por baixo no fds, e vi o jogo na outra margem em terras do SCP (eheh), ao ver o jogo pedi uma sagres boémia para provar, e surpresa das surpresas o moço diz-me que só tinha Super bock ;) lembrei-me logo de ti e da nossa conversa eheh

    vfigueiredo
    vfigueiredo disse em 1 Jun, 2005
    0

    Uma pergunta?

    Como é que vocês foram perder a taça Uefa?

    (trata-me por tu) Digo-te que se calhar sofri tanto quanto um sportinguista! Agora não me digas que não gostas da Nova LuZ! Eu gosto do Alvalade XXI, apesar de preferir o seu interior e os equipamentos disponíveis, alvaláxia, etc...;)

    O vosso estádio também é colossal. Parece é que no anel superior as bancadas são um pouco inclinadas. Mas nesse aspecto nada supera o do Bessa!

    Abraços desportivos, e obrigado pelo comentário

    Victor.

    vfigueiredo
    vfigueiredo disse em 1 Jun, 2005
    0

    Viva Xedicanha!

    Um Abraço e obrigado pela simpatia do comentário, Victor.

    Iceman disse em 1 Jun, 2005
    0

    Ena o Bento e o Pietra, como me fui esquecer de um dos meus ídolos de infância? Pietra, defesa central. E o Bento? tenho a impressão que quando os avançados se aproximavam da área a encaravam com o Bento, perdiam logo a força nas pernas. E os duelos entre o Benfica e o Sporting? Entre o Bento e o Jordão e o Manuel Fernandes? Lembro-me de um jogo em Alvalade em que o Sporting venceu por 3-1. O primeiro golo do Sporting foi de penalty cometido pelo Bento sobre o Jordão, sendo o Bento expulso. Lembro-me de outro para a Taça em que o Benfica, a meia da semana porque o Sporting não quis adiar para a noite, deu 5-0, resultado já no intervalo. Enfim e só para vermos a máfia que se instalou posteriormente que abafou estes dois colossos, quem dominava era o Benfica e o Sporting e aquilo era rivalidade a sério, mas sem maldade. recordo-me que na escola faziamos Benfica-Sporting entre a turma, pois havia vários lagartos que dávam para compôr uma equipa de 5.

    :D

    Olha, a cerveja Sagres está como o Benfica para Portugal: São simbolos nacionais com milhões de adeptos.

    Um abraço

    Nuno

    FccNunes
    FccNunes disse em 1 Jun, 2005
    0

    Para essa pergunta não existe resposta. Foi brutal! Digo-te desde já, que eu parecia um daqueles bonecos do Carnaval de Torres...com um cabeçao!! Podes ter sofrido muito, mas como um Sportinguista é que não. Só nós sabemos como foi...

    Bem, tristezas à parte. A Nova Luz por fora é uma coisa horrosa. Isso não podem negar. Não sei se é suposto ficar assim, com o betão todo à vista, dando um ar de inacabada mas, se não for, porque raio não metem mãos à obra?? Não há dinheiro?? É menos um jogador que compram, ou menos um elemento da Liga (ops...fugiu-me a boca pra verdade :P).

    O Nosso José Alvalade (não é Alvalade XXI. Os jornalistas é que o tratam assim, talvez para o distinguir do anterior. É um erro por eles cometido, que leva muita gente a este engano) é lindo! Eu vi-o crescer, pois o meu avo mora mesmo ao lado, assim como vi o outro a cair. Admito que doeu bastante, mas depois olhando para o novo.... Em termos de interiores, aqueles cinemas são do melhor que há no país (só os do El Corte é que estão ao mesmo nível).

    Em relação ao anel superior, se são inclinadas ou não, não sei. Nunca notei, mas também não digo que assim não seja.

    O Estádio Municipal de Braga é que é colossal em termos arquitectonicos. Mas gosto mais do "meu"! :P

    Abraço Leonino

    Filipe

    Iceman disse em 1 Jun, 2005
    0

    Eu por acaso também acho feio o exterior do estádio, mas acho que a ideia é ficar assim, no entanto desconheço.

    Mas ó Filipe, achas o exterior do Alvalade XXI bonito? Há gostos para tudo, nem vou dizer o que efectivamente aquilo faz lembrar, mas pronto.

    Mas olha, não volto a tocar em assuntos futebolisticos, pois o futebol tem a capacidade de fazer as pessoas falar mal de coisas bonitas apenas porque se trata de outro clube adversário. Se a Luz fosse o estádio do Bayern Munique, de certeza que aqui todos diziam maravilhas dele.

    Pessoalmente e em termos de interior e pelo que vi na televisão, os estádios da Luz, Dragão e Braga são os mais bonitos, pois são os mais amplos.

    Nuno

    FccNunes
    FccNunes disse em 1 Jun, 2005
    0

    Bem, em relação ao exterior, concordo que não sou grande adepto. O sõr Taveira por vezes tem estes bloqueios cerebrais. Mas, mesmo assim, gosto mais do "meu" exterior do que o do benfica, que parece o estaleiro de obras embargadas!

    O vosso estádio não é feio. Mas não podem é dizer que é o melhor ou o mais bonito. É o maior, contentem-se com isso (apesar de, raramente, muito raramente, ter mais de meia casa).

    Eu gosto de Alvalade em grande parte por as bancadas estarem, relativamente perto do relvado. Gosto do ambiente que dá. Muito amplo também me parece vazio.

    Filipe

    vfigueiredo
    vfigueiredo disse em 1 Jun, 2005
    0

    Bom, na sequência da vossa conversa, também admito que as fachadas na Nova luz não abonam o estádio. A sua concepção é assim mesmo. A sua beleza reside no interior e na cobertura. Visto de "avião" o estádio é muito belo.

    Muito francamente nos exteriores, o estádio do Dragão está mais bem conseguido que a Luz. O Manuel Salgado fez um bom trabalho. E em Braga está para mim, o estádio mais bonito. O arq. Souto Moura (+ 1 Português) conseguiu uma obra ímpar equilibrando o betão de apenas 2 bancadas com o vazio dos topos.E aquela cobertura é um hino à engenharia!

    Agora a maioria dos estádios leva 30000 pessoas que nem chega a ser 1/2 da capacidade da Luz! ;)

    pjduarte
    pjduarte disse em 1 Jun, 2005
    0

    Despois de ler as várias opiniões... concordo com algumas e não tanto com outras, mas... penso que tem a ver com o clube que defendemos.

    Sou Benfiquista, mas concordo que a Nova Catedral deixa um pouco a desejar no que se refere às fachadas. Já por dentro, o encanto é outro.

    Esquecendo um pouco de lado as questões futebolisticas, "desafio" a todos que visitem o Restaurante a Catedral, dentro do proprio estádio. A vista é maravilhosa, a comida... não há palavras. É uma cervejaria, mas tem uns bifes divinais, já para não falar das entradas.

    Aqui fica a sugestão: para entrada, um prato meisto (à base de enchidos), despois um bife à Catedral (com molho de queijo da serra), para acompanhar, nada melhor que um Bohemia e para terminar um arroz doce.

    Bom, fico por aqui pois já estou com água na boca!!!

    vfigueiredo
    vfigueiredo disse em 2 Jun, 2005
    0

    Ora cá está um comentário que em toda a sua plenitude classifica-se de utilíssimo! Para além de ser proveniente de um Benfiquista o que é acolher vivamente, merece também ser degustado devido às excelentes referências que aqui são deixadas, alusivas a algumas sugestões gastronómicas servidas com uma bela vista no estádio!

    Quando a oportunidade surgir, darei um salto a esse restaurante e provarei o que aqui nos é sugerido!

    Um abraço,

    Victor.

    inca401 disse em 2 Jun, 2005
    0

    ME TOO Deixou-me água na boca lol :)

    Viva ó Benfica !!!!

    bjs fuiiii

    vsbr
    vsbr disse em 2 Jun, 2005
    0

    Olá Vitor!

    Não podia deixar de comentar uma opinião ao estádio do glorioso, canudo! Uma opinião interessante e agradável de ler. Ah!

    aproveito para deixar um abraço. :-)

    BENFIIIIICA!

    vfigueiredo
    vfigueiredo disse em 2 Jun, 2005
    0

    BENFIIIIICA! (deste lado da bancada) ;)

    Um abraço para ti também, Vanessa.

    AnaC. disse em 2 Jun, 2005
    0

    Hello Mister!

    BENFIIIIICAAAAA!!!!!

    Eu ainda não fui a este estádio, mas gostava muito do antigo, e até tenho saudades dele!

    Agora a morar aqui torna-se mais difícil ir ver jogos, mas hei-de ir ver um ainda este ano, se tudo correr bem!

    Beijocas BENFIQUISTAS

    vfigueiredo
    vfigueiredo disse em 2 Jun, 2005
    0

    Hello para ti também!

    BENFIIIIICAAAAA!!!!!

    A primeira vez que entrei na nova Luz foi para ver o S.L. BENFICA - F.C. INTERNAZIONALE MILANO, e o resultado nem foi por aí além! :(

    Mas o interior do estádio é de cortar a respiração! Tens que ir lá :)

    Quanto ao resto, espero que tenhas consciência de que és a principal responsável de eu andar a escrever estas coisas empurrado pelo teu hiper entusiasmo Benfiquista :P

    Beijos também para ti.

    PS-andas meia desaparecida! já sei é o trabalho! por falar nisso, sabes que ando pr´áqui às voltas com a portaria 206/96. Onde é que me ando a meter... ;)

    Marketeer
    Marketeer disse em 4 Jun, 2005
    0

    Bem, sinceramente, ao ler esta opinião concluí que estava fechada a participação sobre o tema, porque nada mais havia para acrescentar. E se não mantenho de todo a opinião é porque mesmo para dizer mal - como já se viu - sempre sobra espaço e tempo, e fica sempre qualquercoisinha para acrescentar.

    Eu comecei a ir ao estádio da Luz, ao "velhinho" em 1958.

    Recordações? Tantas e tantas!....

    Talvez um dia escreva uma opinião neste tema só para as poder deixar vir ao de cima.

    Dos 5-1 ao Feyenoord, que vi com os pés no ar (75000p.-limite) à chuvada que apanhei com a "chuvada" de golos que o Manchester de George Best nos aplicou.Uma molhou-me o corpo, a outra encharcou-me a alma.

    Quiçá a final do Mundial de sub-21, onde nos sagrámos Campeões do MUNDO. Juro que nunca vi aquele Estádio mais cheio que nesse dia. Havia gente ao colo uns dos outros. 135000, 140000? Sei lá! Uma multidão.

    Mas sobre este Estádio - a Nova Catedral -, Vitor a sua opinião está simplesmente soberba.

    E acredite que sei do que falo. Tenho dois lugares cativos que uso a meias com os filhos e mulher, e um lugar de camarote com amigos de negócios. E aquele Estádio dá para tudo e todos. A facilidade de chegar aos lugares da bancada, o esmero e serviço que se tem no camarote, ou quiçá no Restaurante Panorâmico - onde até qualquer um pode ir jantar na hora do jogo, e ter acesso aos lugares do enorme camarote, que por si, o mesmo constitui.

    Quem já cirandou por aqueles corredores todos, de plasmas a transmitir o jogo e os comentários, ou fez uso dos serviços que lá são oferecidos, deslumbra-se e...acha que está ganhando pouco.

    Já li e reli comentários sportinguistas, especialmente do nosso amigo FccNunes. Compreendo-os. Se eu tivesse um Estádio que tivesse o revestimento do Alvalade XXI, teria que encontrar algo para apoucar o dos outros. Eu levei tempo ao princípio, ap,erceber que não estavam a construir ali WCs da Estação do Metropolitano... mas na verdade é bem lindo por dentro, e cuidado. Com o pormenor das cadeiras de cores diversas, para não se perceber bem quando o Estádio está às moscas.

    Mas voltando à Nova Catedral, tem para mim um defeito: o escoamento. Não o do parque automóvel, que é uma maravilha sair do lugar, apanhar o elevador, carrinho e ala; mas sim o pedestre, cuja circular junto ao Estádio é insuficiente e com poucas saídas. Claro que é fruto de se ter construído um Estádio daqueles em perímetro urbano, mas...

    Ficaríamos a falar nisto e naquilo toda a noite.

    Importa-me pouco se é o mais bonito ou não. Mas acabei agora de ver o Portugal-Eslováquia e só aquele Estádio gera tal magia.

    Talvez por aqueles quatro braços metálicos unidos, que lhe conferem imagem e nos reenviam para o nosso mote: "Et Pluribus Unum".

    Parabéns pela soberba opinião.

    n.b.: as m/desculpas ao FcNunes pelas picardiazitas, que não pretendem ofender a Enorme Instituição Sporting nem os seus associados ou seguidores.Até porque nos fazem falta para engrandecer as nossas vitórias.

    Um Abraço a ambos do

    Emanuel Martins

    FccNunes
    FccNunes disse em 5 Jun, 2005
    0

    Bons olhos o vejam caro Emanuel! Anda há muito afastado destas lides.

    Bem, em relação ao seu comentário...hmmmmm....WC??? Na minha opinião, parece mais o revestimento de uma piscina, um Wc é que não! Mas o "vosso" também não é melhor revestido. Alguem se esqueceu de comprar a tinta e o resto do revestimento.

    Em relação às cadeiras, nós não precisamos de disfarçar.Nunca está às moscas. Estão lá sempre mais espectadores do que na luz (tendo em conta que um leva 52 mil e ou outro leva mais um bocado). Querem obras grandes, mas só enchem com o Porto e Sporting, ou então quando ganham alguma coisa (e ai cantam todos juntos: Gloria, GLoria, ALeluia!!), ou quando joga aquela "selecção".

    Mas pronto. Aceito as "picardiazitas" e respondo na mesma moeda. :P

    Cumprimentos

    Filipe

    vfigueiredo
    vfigueiredo disse em 6 Jun, 2005
    0